Rua Manoel Pinheiro da Silva Neto, 368 - sala 01, Fortaleza - Blumenau/SC
  • (47) 3488-6088
  • (47) 3488-6048

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

CVM e BNDES assinam acordo de cooperação técnica

Objetivo é estimular inovação financeira e finanças sustentáveis

AComissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta sexta-feira, 5/8, acordo de cooperação técnica.

A parceria tem como objetivo estimular o uso da inovação financeira e das finanças sustentáveis para promover o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários.

“A CVM tem avançado cada vez mais em diversas frentes com relação à educação e à inovação financeira, com especial destaque para as finanças sustentáveis, sempre que possível em parceria com entidades representativas do mercado e outras partes interessadas no desenvolvimento do mercado de capitais. Essa parceria com o BNDES amplia as possibilidades de coordenação de esforços entre as duas entidades, que já colaboram ativamente em diferentes iniciativas, especialmente no âmbito do Laboratório de Inovação Financeira da CVM, BID, ABDE e GIZ, em temas de finanças descentralizadas, mercados de carbono e Blended Finance, entre outros”.

João Pedro Nascimento, Presidente da CVM

“Gostaria de agradecer ao time do BNDES, na figura do presidente Gustavo Montezano e da gerente de relacionamento jurídico institucional, Luisa Berni, por toda dedicação e empenho na concretização deste convênio”, completou João Pedro Nascimento.

Colaboração mútua

O acordo de cooperação se baseará em cinco formas de atuação:

    • Diálogos institucionais.
    • Promoção de eventos, estudos e intercâmbio de experiências e conhecimento técnico especializado.
    • Inovação financeira.
    • Atividades educacionais.
    • Cooperação em iniciativas socioambientais.

CVM engajada nas finanças sustentáveis e agenda ASG

A CVM tem promovido diversas iniciativas voltadas para inovação financeira e finanças sustentáveis. Conheça algumas das mais recentes ações da Autarquia:

    • Lançamento do Centro de Referência de Finanças do Amanhã: parceria entre CVM, Invest.Rio e Museu do Amanhã. Objetivo é desenvolver um hub educacional, transversal e híbrido, para discutir o ‘amanhã’, oferecendo formação de professores e jovens, assim como de pequenos empreendedores e startups. Acesse a notícia.
    • Relatório Sustainability Policies and Practices for Corporate Governance in Brazil: desenvolvido pela CVM e Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Acesse o material.
    • Estudo ESG: documento elaborado pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos da CVM, voltado para a análise entre a agenda ASG e o mercado de capitais, assim como de iniciativas em andamento, desafios e oportunidades para futuras reflexões da Autarquia. Acesse o material.