Rua das Missões, 258 - Andar 1, Ponta Aguda - Blumenau/SC
- (47) 3488-6088
- (47) 3488-6048
Ação nacional conscientiza consumidores sobre impostos de produtos e serviços
Fonte: Agência Brasil
Mylena Fiori
Jovens empresários de todo o país promovem o Feirão do Imposto para que a população saiba o quanto paga de tributo em cada produto
Brasília - Mais de um terço do preço do café no Distrito Federal é imposto. No caso do açúcar, 40,4% vão para os cofres públicos. O percentual sobe para 53,3% no caso da gasolina, 56% no da cerveja e 83,7% no da cachaça.
Para que a população saiba o quanto paga de tributo em cada produto consumido, jovens empresários de todo o país fazem hoje (27), em 23 estados, mais um Feirão do Imposto. No Distrito Federal, a ação ocorre até as 15h na Feira do Guará, a aproximadamente 10 quilômetros de Brasília.
“O objetivo é a conscientização da população sobre o quanto paga de imposto no dia-a-dia, e que com essa conscientização percebam que o imposto é necessário para movimentar a máquina pública, mas precisa voltar em forma de educação, saúde, saneamento básico, asfalto”, resume a diretora da Associação de Jovens Empresários do DF e coordenadora da ação na região, Tatiana Moura.
A ação anual, idealizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários e realizada pelas associações de jovens empresários em cada estado, consiste na exposição de produtos e serviços, com a indicação do percentual de tributos pago sobre cada um. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, considerando as variações tributárias de cada região. A margem de erro, segundo Tatiana Moura, é de 2% para mais ou para menos. Advogados tributaristas cedidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ficam à disposição da população para explicar que impostos são cobrados sobre cada produto ou serviço.
“Todos os anos acontece na mesma data, mas foi bom que este ano caiu próximo às eleições para que as pessoas entendam que o político também é um administrador e tem que definir o destino do dinheiro da população”, diz a coordenadora da ação no DF.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, no primeiro semestre deste ano o total de tributos arrecadados pela União, estados e municípios representou 38,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.